Quem não deseja trabalhar de casa, viajar, sombra e água fresca enquanto a conta bancária engorda. Todos nós sonhamos com isso, não é? Ganhar dinheiro online e sem sair de casa. E digo mais, isso é um sonho totalmente possível.
Os efeitos da pandemia
A pandemia mudou a nossa forma de consumo, comunicação e entretemimento para sempre. Apesar de toda a dor, ela mostrou novos horizontes e abriu novas oportunidades.
A nossa forma de consumo e as tendências mudaram. Mercados que antes estavam em segundo plano agora se tornaram essenciais. As compras online aumentaram cada vez mais, pois com a quarentena, pedir comida de casa e comprar em lojas online se tornou muito mais comodo.
Pensando nisso, vamos passar algumas dicas de negócios online para ajudar você ter uma renda extra ou até mesmo atingir a sua liberdade financeira.
Aprenda a fazer sacrifício e ter resiliência
Primeiro de tudo, entenda que para qualquer negócio atingir o sucesso você vai precisar de tempo e resiliência.
Mas o fato é que ninguém quer pagar o preço e fazer sacrifícios para dedicar horas e horas em algo que no começo dar mais trabalho do que retorno.
Chega de papo furado e vamos para o que interessa.
1 – Escreva um blog
Você tem um hobby? Domina algum assunto, gosta de viajar, gosta de comer fora ou aprecia um bom vinho?
Se você gosta de viajar, escreva um blog sobre os locais e cidades. Faça um tour e conte aos seus leitores sobre a sua experiência, dicas e sujestões.
Se você gosta de comida e vai a muitos restaurantes, escreve reviews sobre as comidas e restaurantes da região também.
Depois que conseguir atingir uma boa quantidade de trâfego, monetize o seu blog com anúncios e poderá até mesmo vender espaço publicitário.
O seu blog poderá ser de vários nichos ou focado em apenas um nicho.
2 – E-commerce
Que as compras online aumentaram é um fato, hoje em dia dar para comprar qualquer coisa pela internet e confiança dos consumidores nos marketplaces estão cada vez mais concretizadas. Se você tem uma pequena reserva de emergência, poderá investir em uma loja online.
Antes de tudo, pesquise bastante e descubra o seu nicho. Tenha certeza do nicho que deseja focar para não criar uma loja com estoque parado e sem procura.
Geralmente os nichos mais procurados são, moda, beleza, utensílios para casa e cozinha e eletrônicos.
Depois de ter escolhido o seu nicho você vai precisar escolher o nome da sua loja e comprar um domínio e contratar uma hospedagem. Sugiro procurar um profissional qualificado para te dar apoio na construção da sua loja online.
Diga do dia:
A equipe do Stimper indica algumas plataformas para você criar a sua loja hoje mesmo sem a necessidade de muito conhecimento técnico.
Uma plataforma com todos os recursos de e-commerce e pontos de venda necessários para você começar, gerenciar e expandir o seu negócio.
Ferramenta pra você criar sua loja virtual facinho.
3 – A magia dos marketplaces
Os markeplaces são como os Shoppings, mas no ambiente virutal. Como nos Shoppings físicos, os marketplaces a gente encontra divesas lojinhas de diversos nichos e eles são bem movimentados, aumentando a probabilidade de sua loja ser vista e vender mais. A diferença é que não precisamos pagar aluguél de espaço nos marketplaces. Criar uma loja online nos marketplaces é totalmente grátis, a única coisa que eles vão querer é uma pequena porcentagem após a sua venda ser concretizada.
1. Alibaba
Abrindo a lista de empresas de marketplace está a gigante chinesa Alibaba, uma companhia que começou pequena, em 1999, conectando, por meio de seu marketplace, fabricantes chineses com compradores estrangeiros.
Hoje, a organização não só trabalha com comércio B2B (entre empresas), mas também no C2C (baseado nas transações entre pessoas físicas), por meio de seu site Taobao, assim como atua no atacado e varejo, ligando organizações internacionais a pessoas físicas (por meio do site Aliexpress).
2. Amazon
Criada pelo visionário Jeff Bezos, em 1994, a Amazon iniciou seus negócios por meio da venda de livros. Atualmente, a sua atuação é muito maior, tanto que a empresa é uma das maiores representantes de varejo do mundo.
Unindo compradores com vendedores, a Amazon também conta com negócios no Brasil e, assim, comercializa os mais variados produtos.
3. Americanas.com
Junto com o Submarino e o Shoptime, a Americanas.com faz parte do grupo B2W e hoje é uma das maiores empresas de marketplace do Brasil.
Comercializando tanto seus próprios produtos como atuando com vendas de terceiros, a companhia oferece várias vantagens para os lojistas, como o custo zero de investimento inicial, uma sólida proteção contra fraudes e um tráfego da Internet de cair o queixo, que apresenta cerca de 65 milhões de visitantes por mês.
4. Airbnb
Considerado uma das maiores empresas de marketplace de serviços do mundo, o Airbnb foi criado em 2008. Hoje tem um valor de mercado estimado em cerca de 31 bilhões de dólares, conquistando a sua marca de unicórnio (1 bilhão de dólares) apenas quatro anos depois de sua fundação.
Conectando viajantes com pessoas que oferecem hospedagens, o Airbnb pretende abrir seu capital na Bolsa de Valores em 2020, o que mostra o seu poder e potência no mercado.
5. Buscapé
Com a proposta inicial de comparar preços, nasceu o Buscapé, em 1999, uma empresa brasileira ousada que, para acompanhar a evolução do mercado e conseguir posição de destaque, se reinventou e, em 2016, tornou-se um marketplace que liga usuários com as mais variadas mercadorias.
A companhia estimula bastante seus lojistas ao oferecer um sistema tecnológico sólido e soluções de pagamento eficazes.
6. B2W Companhia Digital
Entre as maiores e mais importantes empresas de marketplace do mercado, está a brasileira B2W Companhia Digital. Criado em 2006, esse conglomerado trabalha no segmento de comércio eletrônico e é líder do segmento na América Latina.
Reunindo gigantes como a Americanas.com, a Submarino e o Shoptime, a B2W vale hoje mais de R$ 6 bilhões e comercializa cerca de 38 categorias de produtos e serviços.
7. DogHero
Fundada em 2014, a brasileira DogHero é uma das empresas de marketplace que mais crescem atualmente.
Oferecendo diversos serviços, como dog walker, pet sitter, creche e hospedagem, a DogHero conecta donos de pets com pessoas que podem oferecer os serviços citados.
Hoje, a rede conta com mais de 15.000 pessoas em mais de 600 lugares do país, e já propagou suas operações para a Argentina e o México.
8. Enjoei
Fundada em 2009, a Enjoei é uma empresa brasileira que comercializa roupas e acessórios usados, conectando vendedores com pessoas que querem adquirir seus produtos.
Apresentando uma linguagem descolada e design moderno, a Enjoei conta hoje com mais de 7 milhões de pessoas cadastradas em sua plataforma e se prepara também para atuar internacionalmente.
9. Etsy
Fundada em 2005, a Etsy é uma empresa americana que comercializa produtos feitos a mão e vintage. Esse marketplace une fabricantes com pessoas que buscam por seus produtos. Para isso, o estoque fica a cargo de seus vendedores,
Em 2018, a empresa atingiu uma marca incrível, conectando mais de 2 milhões de vendedores com quase 40 milhões de compradores.
10. Evolutto
A Evolutto é uma empresa que conta com um marketplace diferente dos usuais. Isso porque conecta empreendedores com especialistas preparados a ajudá-los em seus negócios.
Oferecendo uma plataforma sólida e inovadora, a Evolutto fortalece a relação entre clientes e consultores, proporcionando, a esses últimos, novas formas de fazer negócio baseadas em um mindset disruptivo e inovador.
1. GetNinjas
Criado em 2011, o GetNinjas é uma empresa brasileira que conecta clientes com profissionais que oferecem os mais variados serviços, que variam desde reformas até a jobs de arquitetura.
Em 2018, a companhia foi considerada uma das startups mais quentes do mercado e, atualmente, oferece uma plataforma ágil que otimiza os mais variados tipos de negócios.
Para isso, realiza um trabalho sério, avaliando a qualidade dos profissionais e, assim, permite que eles entrem em contato com seus clientes.
2. Magazine Luiza
Com foco no comércio eletrônico de eletrônico e móveis, o Magazine Luiza é uma empresa brasileira que conta com mais de 35 milhões de acessos únicos em sua plataforma.
Conectando lojistas com compradores, o Magalu registrou, em 2018, um lucro líquido superior a R$ 180 milhões. Há pouco tempo, incorporou os marketplaces do Netshoes em seus negócios e, assim, ganhou ainda mais visibilidade.
Investindo pesadamente em marketing e possuindo uma estrutura tecnologia poderosa, a empresa oferece a seus clientes uma ótima experiência de compra e, aos lojistas, um suporte técnico bastante eficiente.
3. oHub
Conectando empresas e empreendedores com fornecedores dos mais variados segmentos, como de segurança, condomínios e informática, o oHub conta com uma plataforma ágil e segura em seu marketplace.
Além de facilitar a vida de quem busca por serviços, ao oferecer diferentes orçamentos em poucos minutos, a empresa valoriza os seus fornecedores, que só pagam quando consideram uma oportunidade interessante.
4. OLX
Fundada em 2016, a OLX é companhia de marketplace global, que atua em 118 países. Com um nicho de mercado baseado em anúncios de produtos novos ou usados, a empresa conecta quem comprar com quem deseja vender.
Anunciar na OLX apresenta vantagens interessantes. Isso porque o anunciante não precisa pagar nada, apenas se quiser manter o seu anúncio no topo. Além disso, o dinheiro da venda vai direto para ele.
5. Uber
Conectando passageiros com motoristas, a Uber revolucionou o segmento de transporte privado. Considerada uma das empresas de marketplace de maior sucesso da atualidade, a companhia americana foi fundada em 2009 e está presente em mais de 60 países.
Com um valor de mercado de mais de 82 bilhões de dólares, a Uber oferece facilidade de pagamento, rapidez e custo bem mais acessível do que os apresentados pelos táxis tradicionais, um setor que perdeu muito com o surgimento desse fenômeno americano.
6. Doctoralia
Conectando pacientes com médicos, a Doctoralia é um marketplace de agendamento de consultas presente em mais de 25 países. Em 2016, a empresa se fundiu com o DocPlanner e, em 2019, com o objetivo de impulsionar seu crescimento, esse último captou 80 bilhões de euros.
A corporação tem como missão tornar a experiência de saúde mais humana. Para isso, promove consultas mais baratas e agendamentos feitos online. A plataforma desse marketplace conta com elevada segurança, protegendo os dados dos usuários por meio da criptografia.
7 – Mercado livre
É uma empresa de tecnologia que tem como objetivo democratizar o comércio eletrônico oferecendo a melhor plataforma e os serviços necessários para que pessoas e empresas possam comprar, pagar, vender, enviar, anunciar e gerir seus negócios na Internet.
4 – Dropshipping
Não tem dinheiro para montar um estoque? Sem problemas. Um modelo de negócio que tem ajudado muitas pessoas a ganharem uma renda extra é o Dropshipping.
Dropshiping nada mais é do que montar um ecommerce sem estoque. Basicamente funciona assim, você encontra um fornecedor que aceita vendas por Dropshipping, pegar o seu catálogo e expor no seu site. Quando alguém fizer uma compra no seu site, você vai até o fornecedor, e passe o endereço do cliente para o onde a compra será enviada. O fornecedor vai enviar o produto como se fosse enviado por você e isso é totamente legal e rentável.
5 – Marketing de Afiliados
Marketing de Afiliados significa promover produtos de outras pessoas ou empresas. Antes disso, é preciso que você crie um site baseado num nicho específico – seja ele fones de ouvido ou comida para cachorro.
Se as pessoas comprarem qualquer coisa de você pelas suas recomendações, você ganha uma comissão por isso. Existem muitos nichos altamente populares para marketing de afiliados, incluindo hospedagem na web, serviços online, produtos de saúde e até bens materiais básicos como os melhores colchões.
Você precisa se cadastrar em um programa de marketing de afiliados e receber um link especial. Então, você pode usar esse link no seu site ou nas suas postagens nas redes sociais para fazer as pessoas comprarem de você.
Você pode usar seu site para marketing de afiliados para:
- Mostrar publicidade e banners nas suas páginas.
- Escrever uma review de um produto com links estratégicos.
Para começar, você precisa se cadastrar em programas de afiliados de empresas como Hostinger, Amazon, Hotmart ou ShareASale. Você achará centenas de itens para avaliar e incluir no seu site. Não se esqueça de escolher produtos que se enquadram no seu nicho e no seu público.
6 – Gerenciamento de Redes Sociais
Por que o gerenciamento de redes sociais é uma das melhores ideias de negócios online? Muitos donos desses mesmos negócios até acreditam no poder das redes sociais, mas têm dificuldades em gerenciá-las efetivamente.
É aqui que você entra. Gerenciar redes sociais é uma ótima oportunidade de trabalho para ganhar dinheiro online. Se você encontrar o cliente perfeito, você pode até cobrar por hora de atividade feita.
Segundo o PayScale, o salário anual em média de um profissional nesta área é de US$ 78 mil. É claro que este valor mudar de um lugar para o outro, assim como o país em que você está trabalhando.
Conclusão
É isso por hoje pessoal.
Esse artigo foi apenas um pequeno resumo sobre algumas ideias para você abrir um negócio online, claro que existe diversas maneiras para você ganhar uma renda extra sem sair de casa e vamos continuar trazendo mais conteúdo sobre o assunto para você futuramente. Procure estudar sobre nichos e tendências para encontrar novas oportunidades.
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