Você costuma conversar abertamente sobre dinheiro com a sua namorada, namorado, esposa ou esposo? Bom, se não esse artigo é pra você, mas se você conversa, esse artigo também é pra você :).
No artigo de hoje, nós vamos falar sobre finanças para casais.
A falta de uma boa gestão financeira de qualidade pode te levar à falência, pois as finanças afetam tanto a sua vida profissional, quanto pessoal. Um dos motivos de muitos relacionamentos fracassarem é a falta de diálogo sobre o dinheiro e controle financeiro entre os casais.
O brasileiro em geral negligencia muito esse assunto e tem pouco interesse sobre finanças. Hoje mais de 60% dos brasileiros estão endividados, trabalham apenas para pagar as suas dívidas e com pouca perspectiva financeira.
Imagina um relacionamento como se fosse uma empresa e o salário dos parceiros como a entrada de caixa. Da mesma forma que para uma empresa precisa de um controle de fluxo de caixa para crescer de forma saudável, o relacionamento também precisa ter o controle de entrada e saída de dinheiro.
Converse sobre dinheiro
O dinheiro não deve ser um tabu na relação. Muitas vezes alguns casais não tem nem ideia do quando o parceiro ganha. Às vezes pelo medo de saber que ganha pouco do outro parceiro ou até mesmo pelo fato de ter aprendido a gerenciar o seu dinheiro de forma particular, os parceiros preferem que cada um gaste da forma que achar melhor e não entrando em um consenso sobre as responsabilidades financeiras de cada um.
Compreendo que cada pessoa acaba aprendendo a usar o dinheiro de forma diferente, mas os casais devem sentar e chegar em um acordo para encontrar o melhor meio de fazer essa gestão.
Faça um orçamento familiar
Faça um orçamento familiar e estipule nele os limites de gastos que ambos podem gastar e sempre analisando de forma periódica o progresso.
Separe as despesas e responsabilidades
Anote ou lance em algum app de controle financeiro os gastos e despesas fixas do casal e deixe bem claro a responsabilidade de cada um. É provável que um dos cônjuges possa ter uma responsabilidade financeira muito maior na casa e então ambos devem usar uma ferramenta para acompanhar tudo de forma clara.
Trade off
O trade off é um termo muito utilizado no mercado financeiro. É o nome que se dá a uma decisão que consiste na escolha de uma opção em detrimento de outra. Para se tratar de um trade off, o indivíduo deve, necessariamente, deixar de lado alguma opção em sua escolha.
Um exemplo claro que posso dar é.
Digamos que é sexta-feira e todo mundo está saindo do trabalho com um sorriso estampado no rosto pois vai aproveitar o fim de semana pra farrear e se divertir, mas você tem um sonho, muitas metas para alcançar. Aí você terá de escolher passar o fim de semana trabalhando em suas metas ou estudando, ao invés de farrear. Mas você também entende que se sacrificar o prazer momentâneo de agora, terá a oportunidade de curtir o seu fim de semana nas Maldivas no futuro, por exemplo. Você sacrificou o seu prazer momentâneo para usufruir dele melhor no futuro e sem preocupações. Assim também é com o dinheiro, às vezes precisamos deixar de comprar algo para economizar para uma viagem, investir em um negócio e etc.
O Stimper
O Stimper é um app que vai te ajudar na gestão financeira de suas finanças pessoais de forma simples e feita para casais também. Com um login de acesso os casais conseguem controlar as finanças familiares em qualquer lugar e qualquer hora.
Deixe um comentário