Muitos imaginam que investir é como o jeito clássico mostrado na mídia; onde ficam um monte de pessoas engravatadas na bolsa de valores, olhando para um telão cheio de letras esquisitas e gritando de uma lado para o outro.
E outros vão além, olham para os investidores como um bando de gananciosos sem coração.
Se você pensa assim, já começou errado.
Investir é mais fácil do que você imagina. Não precisa desembolsar milhares de dólares para começar.
Claro que para aplicar bem o seu dinheiro, você vai precisar ter muita disciplina e dedicação.
Primeiro de tudo, quite as suas dívidas
Não recomendo você começar a aplicar o seu dinheiro sem antes quitar todas as suas dívidas, pois investir estando no vermelho vai implicar na tentação de você querer resgatar os valores para poder pagar o cobrador chato. Então não deixe sua dívida virar uma bola de neve e fique no azul.
Seu perfil de investidor
O segredo é se conhecer e saber qual é o seu perfil de investidor. Agressivo ou conservador? Você gosta de arriscar tudo ou nada? Ou você prefere algo mais a longo prazo e algo mais calculado? O seu perfil de investidor vai lhe ajudar a escolher o melhor investimento. Saber a hora certa de recuar é muito importante para não perder muito dinheiro na hora das crises e escolhas ruins.
Um bom investidor tem resiliência
O problema de nossa geração hoje é que querem tudo pra ontem. O acesso rápido e praticamente ilimitado bugou o cérebro da nova geração, não sabem o que fazer com tanta informação e estímulos. A consequência é impaciência e ansiedade. Querem ficar milionários da noite para o dia e que as coisas se resolvam num passe de mágica. Já digo que ninguém fica rico na bolsa do dia para a noite, é um processo longo e árduo e contínuo de aportes. Existem muitos gurus no mercado criando expectativas para vender cursos, não seja mais uma sardinha.
Recebendo aluguel sem ter imóvel
Já imaginou receber aluguel sem ter um imóvel para alugar?
Isso é possível através dos Fundos Imobiliários, os famosos FIIs.
O que é FII?
Fundos Imobiliários são um tipo de Fundo de Investimento que aplicam em empreendimentos imobiliários, como shoppings, hospitais e prédios comerciais ou ativos relacionados, como CRIs. Ao adquirir cotas de FIIs você se torna um dos “donos” desse imóvel, recebendo os aluguéis como lucro.
Como funcionam os Fundos de Investimento Imobiliários?
As construtoras financiam suas obras como uma gestora, que divide parte do imóvel em cotas do Fundo. Cada dono de cotas recebe um valor proporcional dos aluguéis, que é o rendimento do Fundo. Além desse rendimento, o investidor pode ganhar vendendo as cotas por um preço mais alto que o preço de compra.
Dividendos, a cereja do bolo.
A melhor forma de você ganhar dinheiro é com dividendos.
Mas o que são dividendos?
Imagina o seguinte cenário:
Deus sabe que para criar uma empresa do zero, fazer ela ter lucro e administrá-la dámuito trabalho, não é?
Então porque não se tornar sócio de uma empresa que já está bem estabelecida no mercado e que a única coisa que você vai precisar é apenas cobrar uma pequena cota dessa sociedade?
Isso é possível no mercado de ações.
Uma ação é a menor parte que você tem de uma empresa listada na bolsa. Você pode comprar essas ações através de uma corretora. Hoje tudo pode ser feito através da internet. Basta fazer o seu cadastro e começar a investir, simples e fácil.
Quando você compra uma ação, se tornará um sócio da empresa e essas empresas costumam dividir o lucro líquido com os acionistas mensalmente ou a cada três meses ou anual. Quanto mais ações você compra, mais participação no lucro você tem.
Deixe um comentário