Contas em dia, tranquilidade e menos estresse, isso resumo a vida de quem sabe como controlar o seu dinheiro.
Se você não sabe controlar o seu dinheiro e está sempre no vermelho, sinto dizer, mas é um sinal que não está fazendo uma boa gestão financeira. Imagine a sua vida como uma empresa, onde o fluxo de caixa é um dos pilares mais importante do processo de gestão e se isso não for feito, acarretará em grandes problemas futuros, além de trazer muita dor de cabeça e virar uma bola de neve.
Não é o quanto você ganha, mas é sobre como você gasta o seu dinheiro
Muitas pessoas pensam que se aumentar a renda, vão conseguir sair do sufoco financeiro e assim procuram empregos que pagam mais; muita das vezes sendo trabalhos que não gostam, só que os problemas da falta de dinheiro nunca vão embora. Quando mais ganham, mais gasta. No fim do mês são obrigados usar o cheque especial, fazem empréstimos com juros exorbitantes para pagar as faturas do cartão de crédito e assim entram em um limbo de juros e contas em atraso. O fato é que não importa o quanto você ganhe, se não souber fazer uma boa gestão financeira, o dinheiro nunca vai ser o suficiente.
Primeiro passo
Quite as suas dívidas.
Reuna todas as sua dívidas e renegocie, hoje em dia há diversas maneiras de fazer isso com os bancos e empresas especializadas em renegociasão de dívidas, como o Serasa.
Segundo passo
Defina prioridades e objetivos financeiros.
Anote e separe as prioridade, corte gastos que são desnecessários. Por exemplo, talvez você costuma sair muito nos fins de semana e gastar horrores com despesas em cinema, bares e até mesmo prefere almoçar em restaurantes quando está no trabalho, ao invés de levar a comida de casa. Faz compras por impulso e não por necessidades e isso pode estar sendo um dos fatores que pesam no orçamento no fim do mês.
Crie um orçamento.
Pessoalmente costumo separar as minhas despesas na seguinte forma; 50% em despesas fixas, 20% para gastos variáveis e viagens, 20% para investimentos e 10% para fazer doações.
Definir um orçamento vai te ajudar a ter um norte e descobir discrepâncias em suas finanças.
Reserve um dia da semana para fazer seus lançamentos, como despesas e receitas; preferencialmente no domingo.
Terceiro passo
Aumente a sua renda e faça investimentos
Procure não depender de apenas uma fonte de renda, ter uma renda extra pode ajudar muito com as contas e até mesmo sobrar dinheiro para investir e fazer algumas comprinhas de vez em quando. Se você tem algum hobby ou habilidade, faça disso uma profissão também e quem sabe conseguir uma renda extra 🙂
Invista o seu dinheiro na bolsa de valores, ou trabalhe como afiliado de produtos e arrume formas de fazer esse dinheiro render um pouco mais.
Ferramenta indicada para fazer uma boa gestão: https://stimper.com.br
Deixe um comentário